ImageO La Tavernetta Ristorante e Pizzeria é uma pequena cantina italiana localizada na cidade de Jaú, no interior do Estado de São Paulo. A cantina funciona desde 1997, ano em que o cuoco Mario Stucin se mudou com a sua família da Itália para o Brasil.

Mario Stucin prepara quase todas as massas que são servidas no restaurante, entre as quais: nhoque de batata, talharim, pappardelle, ravioli, tortelloni e lasanha. O restaurante também trabalha com penne e spaghetti, ambos industrializados de massa grano duro .


A casa trabalha apenas com massas tradicionais italianas, seguindo estritamente as receitas originais, sem adaptações ou influência de qualquer outro tipo de gastronomia.

A maioria dos produtos usados é importada da Itália, como o molho de tomate, o azeite extra virgem e o macarrão industrializado grano duro . A carta de vinhos conta com mais de 50% dos rótulos italianos.

O La Tavernetta Ristorante e Pizzeria é uma empresa de administração familiar. Enquanto Mario Stucin é o responsável pela cozinha, a esposa e os seus filhos cuidam do atendimento às mesas.

O ambiente do restaurante é aconchegante e hospitaleiro: quando os clientes chegam ao restaurante, eles se sentem como se estivessem realmente na Itália, seja pelo som ambiente, que varia de óperas a músicas populares italianas, seja pelo atendimento atencioso da Família Stucin.

O Chef Mario Stucin

ImageMario Stucin é nascido em Villa Cidro, uma pequena cidade italiana na província de Cagliari, na ilha da Sardenha, no ano de 1954.
Trabalhando na área desde que tinha 10 anos de idade, formou-se na Scuola Alberghiera da cidade de Gênova, onde cursou gastronomia e hotelaria.

Desde então, Mario Stucin tem trabalhado em hotéis e restaurantes de alto padrão na Itália e em outros países da Europa, como o Hotel Prinses Juliana, na cidade holandesa de Valkenburg, onde a Rainha Juliana costumava passar as suas férias.

Além disso, Mario Stucin já atendeu pessoas notáveis como Adriano Galliani, diretor de futebol do AC Milan, e o magnata russo Roman Abramovich, proprietário do FC Chelsea. Em uma de suas últimas experiências no exterior, foi cuoco em um restaurante na cidade romena de Constanza, na costa do Mar Negro, onde cozinhou para deputados, senadores e até para o vice-presidente da Romênia.

De perfil conservador, ele preza pela manutenção da gastronomia tradicional italiana nos ambientes em que trabalha. As massas preparadas por ele seguem estritamente as receitas italianas, sem deixar que influências regionais mudem o seu trabalho.

Dessa forma, quem tiver o prazer de experimentar a comida preparada por Mario Stucin poderá ter a certeza de que a sua comida segue os exigentes padrões da gastronomia italiana clássica.